Sofia

  • R$ 42,00

Calcular Frete

  • Sofia

Por onde Sofia passa, seu cabelo dançarino vai deixando um rastro de música

Essa garota é magia pura. Ela tem o poder de encantar as pessoas com a simples presença, às vezes com a simples ausência.

Sofia é misteriosa sabedoria. É atraente ventania.

Igual às mais saborosas canções, Sofia é sempre festa.

O narrador deste romance apaixonou-se pela garota-dança, pela garota-música. Amor possessivo. Ele quis ficar com Sofia somente para si, mas Sofia é de todos nós e não é de ninguém, jamais será.

Sobrou a saudade faminta, que o narrador-poeta tenta suavizar contando a história de sua fabulosa amada.

Fabulosa? Será que Sofia não passa de uma invenção da fantasia poética?

Será que ela existiu mesmo?

Faz tanto tempo, tanto tempo que Sofia se foi com o vento, que as lembranças parecem mais saudade inventada do que separação real.

Mas essa é a maior prova de que Sofia realmente existiu: a força do vento, que é invisível e inodoro, mas verdadeiro como um soco no nariz.

Este sublime romance de Sidney Rocha é uma generosa oferenda ao deus do amor.

Suas belas imagens, umas tristes, outras divertidas, formam um labirinto no qual os leitores raros e sensíveis gostarão de se perder.

Este romance é para as sensibilidades capazes de amar Sofia do jeito que ela é: totalmente livre e leve, plenamente lírica.

Este romance é pra você.

Venha, entre no labirinto de Sofia, nele cabe o mundo todo, o tempo todo.

Siga o rastro de música, deixe-se perder, brinque de esconde-esconde com o narrador e suas lembranças, fuja dos insetos, aprenda a falar sem mexer a boca e a enxergar sem abrir os olhos.

E no final, quando você sair do outro lado do labirinto, responda:

Será que Sofia existiu mesmo?

Responda, ainda:

O que significa exatamente existir?

Luiz Bras



O escritor Sidney Rocha foi eleito por unanimidade Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco. Faz parte agora de um seleto grupo de escritores como o crítico Antonio Candido, o poeta João Cabral de Melo Neto e o sociólogo Gilberto Freyre, que também receberam aquele título honorífico.
A expressão latina “honoris causa” significa algo como "em virtude de honra". Isto é, a causa ou a razão de sua concessão não é o trâmite ordinário de uma tese acadêmica, mas o reconhecimento extraordinário dos especiais méritos daqueles escolhidos pela universidade.

No caso do escritor Sidney Rocha o mais relevante na escolha, além do seu trabalho em prol da educação e da cultura, com ênfase à escola pública e o direito à leitura, foi a qualidade de sua obra literária. Em livros como O destino das metáforas – também prêmio de melhor livro de contos pela Câmara Brasileira do Livro –, Matriuska, Guerra de Ninguém, e os romances Sofia, Fernanflor, A estética da indiferença, e Flashes, o mais recente. Todos publicados pela Editora Iluminuras.


 

*******************************************





*************************************************************
Contra o estilo | Jornal Rascunho por José Castello



Especificações Técnicas
Autor(a) Sidney Rocha
Nº de páginas 96
ISBN 978-85-7321-315-7
Formato 14x21cm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.