Talmud, O

  • R$ 59,00

Calcular Frete

  • Talmud, O

Disponível também em versão e-book nas lojas:

Amazon | Kobo | Play Livros | Loja Apple


O Talmud, depois da Torah, ou Pentateuco, é o livro que estruturou a religião judaica nos moldes atuais. Trata-se do imenso conjunto de textos que reúne os compêndios da Lei Oral, em complemento à Lei Escrita, a Torah, e ao mesmo tempo discute cada decisão le­gal-religiosa. O resultado é uma extraordinária en­ciclopédia sobre o comportamento humano.

“Com a modéstia que caracteriza os verdadeiros sábios, Moacir Amâncio diz na apresentação deste livro que não o escreveu como talmid khachan, mas sim como talmid katan — não como professor e sim como estudante. Seja como for, é graças a ‘estudantes’ como ele que o Talmud continua vivo, dinâmico, ‘em prática pelas ruas de Jerusalém’”.

Rabino Henry I. Sobel


Editado nas academias ba­bi­lôni­as durante o primeiro quartel do milênio, seguindo o modelo de um Talmud anterior feito na Palestina, o Talmud Babilônio — aqui apresentado de maneira inédita — se tornou o foco de atenção dos doutores israelitas, que se dedicam ao seu estudo até os dias de hoje. A tal ponto que o antissemitismo medieval tentou suprimi-lo pelo fogo como maneira de atingir o Judaísmo em seu coração. Tais circunstâncias, aliadas à impenetrabilidade do texto original, es­crito num jargão hebraico-aramaico, contribuíram para o sur­gi­mento de uma aura lendária em torno do Talmud.

O mistério no entanto tenderia a se desfazer com o passar do tempo. Surgiram traduções para idiomas europeus, inclusive o latim, de tratados isolados ou de toda a obra. No Brasil, trechos do Talmud, principalmente lendas e frases, são citados às vezes mesmo fora dos círculos judaicos. Apesar disso, aqueles que o conhecem no original falam sobre a experiência única que representa entrar em contato direto com essa obra, pelo modo como foi redigida e editada. Os rabinos registraram, com o mínimo de pontuação, os debates das academias. Com o objetivo de manter aceso esse debate, tiveram a ideia genial de observar o ritmo verbal, o que, se de um lado dificulta enormemente o acesso, de outro recupera o passado, que ressurge palpitante aos olhos e à inteligência da posteridade.

Com a publicação deste texto abre-se a possibilidade para o leitor brasileiro de entender finalmente o que é o Talmud. Com introdução histórica, um estudo sobre filosofia judaica e a tradução direta da fonte de trechos da obra, mais notas explicativas, que seguem as formas originais (o volume abre da direita para a esquerda), este livro surpreende pelo impacto e pelas áreas de interesse que abrange: da Religião à Filosofia, da Antropologia ao Direito e à Literatura, pois num sentido muito mais amplo antecipou o que viria a se chamar no século XX o “fluxo de consciência”, recurso literário definido por James Joyce. Ao contrário do que se pode imaginar, o estudo do Talmud jamais poderia ser comparado a um passeio por um museu de curiosidades antigas. É, um mergulho na atualidade.

 

Moacir Amâncio é poeta e jornalista. Como repórter do jornal o Estado de S. Paulo e da Rádio Eldorado viveu em Israel, onde estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém. Seus livros de poemas Do objeto útil e Figuras na sala pertencem ao catálogo desta editora.

Especificações Técnicas
Tradutor(a) Moacir Amâncio
Nº de páginas 96
ISBN 8585219556
Largura 16cm
Altura 23cm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
Etiquetas: Judaísmo