Preparação do Escritor, A

  • R$ 48,00
Indisponível em papel | Ver disponibilidade em e-book

Calcular Frete

  • Preparação do Escritor, A

Escrever exige leitura, paciência, humildade e estudo. É preciso conhecer as técnicas e os movimentos internos do texto, sem eliminar, de forma alguma, a intuição.

Consciente de tudo isso é que o escritor premiado Raimundo Carrero investe no campo do aprendizado com a clareza de quem já escreveu e publicou quinze livros de ficção.

Neste volume, Carrero toma por base a duração psicológica do leitor, que começou a trabalhar no site Portalliteral, do Rio de Janeiro, onde aplicou aulas e exercícios. Revela, por exemplo, que uma boa estratégia narrativa pode seduzir o leitor mais exigente, sem perder a sofisticação. Um caminho para exame e aprendizado.

Em sala de aula da Oficina de Criação Literária que mantém no Recife – além das frequentes viagens a inúmeros estados brasileiros -, o autor convida os alunos a ler clássicos, desde a Odisseia, de Homero, até Um coração simples, de Flaubert, discutindo que recursos eles usaram para estruturar a obra, a partir da escolha de palavras até a montagem geral.

Além de definir e classificar cenas, cenários e diálogos, os aprendizes aprendem que é preciso ter um ponto de vista para um exato foco narrativo. Por isso, para o autor, as duas técnicas não são a mesma coisa. Ponto de vista é a maneira como o escritor – ou o personagem - vê e reflete sobre a condição humana. Foco narrativo é a técnica escolhida para conduzir o texto, nos seus mistérios e nas suas estratégias.

É um trabalho cuidadoso, sutil, elaborado, que o leitor encontrará aqui, exercitando-se a cada aula e, ainda mais, estudando a bibliografia com notas e estudos, além de novos exercícios, que sempre levam a reflexões permanentes.

Sem dúvida, um guia que se mostra inteiro para preparar o autor de ficção no Brasil.

Especificações Técnicas
Autor(a) Raimundo Carrero
Nº de páginas 224
ISBN 978-85-7321-301-0
Largura 14cm
Altura 21cm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.