Diário de Porto Pim

  • R$ 44,00

Calcular Frete

  • Diário de Porto Pim

Disponível também em versão e-book nas lojas:

Amazon | Kobo | Play Livros | Loja Apple

Bom teria sido

avisar a andorinha:

Tudo se fará sem ti

até mesmo o verão.

E a vertigem do teu voo

é o que é. Nada mais

 

 

Velas, marés, horizontes, sargaços, sextantes e sereias — essas imagens estão conosco desde que a poesia é poesia. Épicas na origem, elas ressurgem neste Diário de Porto Pim em outro registro — lírico, rememorativo e reflexivo, mais que narrativo. Não por amor à citação, mas porque os poemas de Fernando Moreira Salles são habitados pela dúvida sobre o sentido e a mera possibilidade da ação.

Se as águas não tardam a apagar as pegadas na areia, se os sonhos se devoram (e “a noite / faz o resto”), se amar é ferir e se viver é profanar-se “na vertigem / de cada dia”, então esta deverá ser, em primeiro lugar, uma poesia da perda. Perda constatada sem dó, mas com uma sobriedade que, quando já não parecia haver lugar para mais nada, abre espaço para, “no tempo / que resta”, na justa medida do humano e do imanente, ainda sonhar com um lugar, Pasárgada ou Porto Pim, “onde sou / amigo de mim”, onde “um dia / quem sabe / meu destino / morre sem mim.

Nessa clareira exígua, essa poesia do desencanto corre o risco feliz de se converter no seu contrário, numa poesia do reencontro consigo, com o mundo e, quem diria, com a ação. Tudo passa – e por isso mesmo é preciso dar um passo a mais. The song is in the step.

Samuel Titan Jr.


"Fernando Moreira Salles demonstra a delicadeza de suas ideias e a essência poética que as permeia. É impressionante como a leitura de um livro pode causar uma grande sensação de prazer."

José Mindlin

Especificações Técnicas
Autor(a) Fernando Moreira Salles
Nº de páginas 134
ISBN 978-6-55519-004-5
Largura 14
Altura 21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.