Economia artisticamente criativa, A
Arte, mercado, sociedade
- Autor: Xavier Greffe
- Disponibilidade: Em Estoque
- R$ 38,00
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O que Andy Warhol, Walt Disney, Tiffany e Chanel têm em
comum?
A expressão usual é economia criativa. Como a economia,
porém, é sempre de algum modo criativa, Xavier Greffe, da Sorbonne,
concentra-se naquilo que é de fato criativo, a arte, para avaliar seu peso na
sociedade contemporânea e traçar sua história recente com o fato econômico.
Recorrendo à filosofia e à estética tanto quanto à
economia, o autor discute o papel da
arte e da cultura a partir das crises de reestruturação econômica dos anos 70
do século XX, quando países como a Inglaterra (onde a expressão primeiro se
firmou) viram na criatividade um meio para criar empregos e refundar valores
num momento em que ruía o paradigma industrial.
A arte como alavanca da sociedade é uma proposta de
renovação da vida cotidiana e econômica. O tom provocativo deste livro não pode
passar despercebido.
Economia criativa é a mais recente palavra de ordem das políticas públicas e motor da iniciativa
privada de ponta, numa época em que o poder econômico e cultural concentra-se
nos produtores de novos conhecimentos cujos efeitos alteram radicalmente a vida
humana. Vai longe, pelo menos nos países desenvolvidos, o tempo em que a
riqueza nacional baseava-se na posse de matérias-primas ou, mesmo, na
capacidade de transformá-las industrialmente. Hoje, essa riqueza e o avanço
social por ela permitido dependem de uma economia fundada na informação e na
inovação, que é a criatividade transformada em obra ou produto.
Longe dos discursos ocos e repletos de banalidades que se
limitam a louvar uma novidade que não o é tanto, neste livro de amplo escopo e claro nas
proposições Xavier Greffe, professor da Sorbonne, mostra quais aspectos da arte
são hoje de fato relevantes para o desenvolvimento. Evita as ideias feitas
sobre o tema e investigando os conceitos relevantes de criatividade, o autor
verifica como ela se manifesta nesta etapa do capitalismo avançado e quais os problemas
práticos de gestão enfrentados pelos empreendimentos criativos.
Um interesse particular deste livro está na análise de
iniciativas que mesclam arte e negócio, como a Fábrica de Andy Warhol, o cinema
de Walt Disney e os caminhos do design e da moda trilhados por Tiffany, Gallé
ou Chanel. A opção desses criadores por borrar as fronteiras entre arte e
mercado, mantendo elevada a função estética de seus produtos sem deixar de
visar o lucro, permite entender o amplo arco cultural iniciado no século XIX com
os movimentos Arts & Crafts e Art Nouveau, prolongados depois pela Bauhaus
e pelos formatos digitais de hoje.
Xavier Greffe reúne o conhecimento do economista — que
lhe permite discutir mecanismos de formação de preços e valores de um produto
criativo — e a sensibilidade do pesquisador da cultura. O objetivo desta obra
transdisciplinar, combinando filosofia, estética e teoria do dinheiro, é
examinar a dinâmica entre arte, cultura e economia de modo a verificar o que há
de novo nesse campo e como pode promover o desenvolvimento buscado.
Teixeira coelho
Especificações Técnicas | |
Autor(a) | Xavier Greffe |
Tradutor(a) | Ana Goldberger |
Nº de páginas | 192 |
ISBN | 9788573214871 |
Largura | 16cm |
Altura | 23cm |