Oresteia III - Eumênides

  • Autor: Ésquilo
  • Disponibilidade: Em Estoque
  • R$ 50,00

Calcular Frete

  • Oresteia III - Eumênides

Adquira a versão e-book

Amazon | Kobo | Play Livros

Oresteia III

Eumênides

 

Tradução: Jaa Torrano

156 páginas | 14x21 cm

ISBN:85-7321-206-3

 

 

O que são Deuses Olímpios? Quem são eles? Como é possível que essa multiplicidade díspar não só componha uma unidade complexa, mas ainda dê unidade e sentido à compreensão mítica grega arcaica do fenômeno do mundo?

A tragédia Eumênides de Ésquilo, a última de sua trilogia Orestéia, representada pela primeira vez em Atenas, em 458 a.C., põe e resolve em cena essas questões impostas pela noção mítica grega arcaica de Deuses Olímpios.

Aqui, a veemente oposição, feita de repulsa e de exclusão recíprocas entre os Deuses Apolo e Erínies, implica uma unidade, feita de necessidade e de imanência recíprocas entre esses mesmos Deuses.

Nesta última tragédia da trilogia Orestéia, essa oposição se desenvolve em termos míticos, como um problema teológico, a saber, o da relação entre as naturezas antitéticas e excludentes dos Deuses Apolo e Erínies; e em termos políticos, como um problema político, a saber, o da relação entre as contrapostas concepções de direito e de justiça reivindicadas por esses Deuses antinômicos.

A reflexão sobre essas questões terríveis e sublimes, desenvolvida no suceder das cenas desta tragédia, já impôs ao helenista o reconhecimento da Orestéia de Ésquilo como a mais sublime obra de arte realizada pelo espírito humano.

Jaa Torrano é professor de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo. Publicou O sentido de Zeus: o mito do mundo e o modo mítico de ser no mundo (São Paulo, Iluminuras, 1996), HESÍODO: Teogonia: a origem dos Deuses (São Paulo, Iluminuras, 5ª ed., 2003), ÉSQUILO: Prometeu prisioneiro (São Paulo, Roswitha Kempf, 1985), EURÍPIDES: Medéia (São Paulo, Hucitec, 1991), EURÍPIDES: Bacas: o mito de Dioniso (id. ib. 1995).

Especificações Técnicas
Autor(a) Ésquilo
Tradutor(a) Jaa Torrano
Nº de páginas 156 páginas
Largura 85-7321-206-3
Altura 14x21cm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.