Caso de Charles Dexter Ward, O

  • R$ 49,00

Calcular Frete

  • Caso de Charles Dexter Ward, O

... na ficção deHoward Phillips Lovecraft, apenas coisas inverossímeis acontecem, sem nenhumareferência à trivialidade da vida cotidiana. Nada é por acaso, e tudo o queconsta nas suas páginas evoca um sentido ominoso — trata-se do Mal, do Pior edo Terrível —, confrontando magistralmente o leitor com uma experiência deterror cósmico que perturbará seus sonhos para todo o sempre...

 

O ESTRANHO CASO DE CHARLES DEXTER WARD

Quem era mesmo, quem poderia ser aquele interno no manicômio? Um casoatípico, esquisito: um jovem atemporal preso ao passado, aos poucos perdendo asanidade atrás de bizarras manias. Seu tataravô, de infame reputação, pareciaser a causa das profundas mudanças da personalidade do cada vez mais sinistropaciente, cujo mistério, desde o início de sua saga até o arrepiante desfecho,tinha fundas raízes na incorporação da vida além-túmulo como projeto.

Reflexos de Howard Philips Lovecraft ecoam em Charles Dexter Ward, aindaque o romance pouco ou nada tenha de autobiográfico. No entanto, a crença no retornodos mortos, pela via da alquimia ou dos rituais mágicos, para obter delessaberes ancestrais, seria um denominador comum. A necromancia, praticada porbruxos desde o começo dos tempos, traz de novo a finitude como fatal retorno dorecalcado, de maneira nefasta.

Então, obscuros desígnios levam o personagem à procura do pior, não parasi, mas para outrem. Junto com o horror cósmico abissal, caraterístico de HPL,aqui também entra em jogo o mal, pelo viés do narcisismo que transcende aaniquilação para querer se satisfazer com a penúria alheia. Fatídicas, como seinevitáveis fossem, as evocações que realizam os mais negros desejos retomamfórmulas de conjuros imemoriais, por poucos conhecidos.

A via régia seguida por HPL para ter acesso à Outra Cena foi a detodos nós, os sonhos, ainda que, no seu caso, fosse esta a entrada secreta ao OutroMundo,perigoso &ominoso. Acaso sem ter consciência, obedeceu, paraatingir o aquém do além, o antigo preceito alquímico: viver a morte, chegaracordado ao fundo do pesadelo. Dali, ninguém volta a ser como era: nem osonhador, marcado eternamente por um gozo aterrador, nem o leitor, sideradopara sempre no arrepio da leitura, por conta & risco.

 

Oscar Cesarotto



Contra vampiros emos e lobisomens vegans, Lovecraft é a cura - Artigo
Vida e obra de um dos mais criativos e brilhantes autores fantásticos da era moderna ganham as livrarias brasileiras, em plena era do Terror Ritalina.

Por César Alves




Especificações Técnicas
Autor(a) H. P. Lovecraft
Tradutor(a) Maiza Rocha
ISBN 9788573215861

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.