Anatomia da melancolia

  • R$ 42,00

Calcular Frete

  • Anatomia da melancolia

“É muito bom o romance de Carlos Aletto, eu o li na pausa ideal da espera — um pouco melancólica também — entre uma mudança e uma viagem de avião, mas estava tão entusiasmado com a prosa do livro que quase perco o voo.”

Ricardo Piglia

 

“Apesar do título, uma imagem de disrupção que na realidade é um disfarce, a melancolia, que é um estado ou um sentimento, vista a partir da anatomia, que é um fato físico-biológico, Anatomia da melancolia se apresenta, outro disfarce, como o que ultimamente esteve em alta na literatura argentina, o romance chamado “histórico”. Disfarce porque não é romance histórico embora faça referência, tomando uma distância poética, a certos acontecimentos ou fatos, de passados míticos. E não o é, tampouco, porque desafia a credibilidade e remete a uma zona de linguagem selvagem que não é um tumulto desenfreado de palavras e sim uma sábia administração verbal, uma espécie de barroquismo não barroco, no sentido escolar da palavra, talvez próprio das fantásticas e aterrorizantes noites nórdicas, como que recuperando, com palavras, o mundo tenebroso e maravilhado dos Bosch ou dos Brueghel. O efeito é deslumbrante: “parece” convocar a certo anacronismo, mas na realidade atua uma contemporaneidade que corta a respiração, é um desafio ao comodismo, um convite a retornar à literatura para daí voltar para a inteligência e a sensibilidade.

Um livro como este, desafiante, deliberadamente, do usual da narrativa, devolve confiança a leitores desesperançados, mas que, contra toda tirania de descuidados lugares-comuns, continuam acreditando numa literatura que significa alguma coisa para uma cultura que se continua buscando”.

Noé Jitrik

Carlos Daniel Aletto (Argentina, 1967) é escritor e ensaísta. Entre suas obras se destacam Julio Cortázar: Diálogo para una poética (2014), Antes de perder (2010) e Capítulo Borges (2007). Desde 2011 é diretor do SLT (Suplemento Literário da agência de notícias nacional da República Argentina, Télam). Fundou e editou a revista “Unicornio, un caballo con suerte” (1992-1994) [“Unicórnio, um cavalo com sorte”]. Em dezembro de 2014 fez parte da delegação de escritores argentinos na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México) — organizada pela prestigiosa universidade dessa cidade mexicana — que teve a Argentina como país convidado de honra.

O livro será lançado no dia 26 de abril de 2017, com a presença do autor e do editor Samuel Leon, no Instituto Cevantes, Av. Paulista, 2439 / térreo – 01311 – 300 São Paulo / SP – Metrô Consolação

Especificações Técnicas
Autor(a) Carlos Daniel Aletto
Tradutor(a) Maria Paula Gurgel Ribeiro
Nº de páginas 128
ISBN 9788573215618
Largura 13,5
Altura 20,5

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.